Pular para o conteúdo principal

Como ter mais paciência?



A maior parte das pessoas no mundo não possuem essa poderosa virtude e a grande maioria deles nem mesmo sabe o que realmente significa ser paciente, por este motivo este texto tem o objetivo de falar sobre o assunto de uma forma bem simples.

Pessoas sábias compreendem que a vida é composta por períodos, ocasiões, e, além disso, elas sabem também que é necessário respeitar tais intervalos de forma saudável e produtiva de acordo com que estes momentos se apresentam a nós diariamente.
Já os que não possuem sabedoria acreditam que não precisam respeitar os períodos da vida, sejam dias, meses ou anos, e acham que podem simplesmente atropelar ocasiões, ou, como dizem, pular etapas, mas não podem, e como não entendem isso vivem suas vidas de modo atrapalhado em vários aspectos.  Certos momentos não podem ser burlados, eles precisam ser enfrentados da forma como são; logo, compreender estes momentos e aprender a vivê-los da melhor forma possível fará uma diferença brutal na sua capacidade de alcançar as vitórias que deseja.
Eis alguns exemplos simples e didáticos apenas para uma melhor compreensão do que estou falando:
O dia de absolutamente todas as pessoas que existem no mundo, cerca de 7 bilhões, têm exatamente o mesmo número de horas, 24h, este é o período que o dia dura e não há nada que qualquer pessoa possa fazer para mudar isso. Então, por que algumas pessoas conseguem aproveitar bem o dia enquanto que outros estão sempre enrolados com os horários?
O sábio utiliza produtivamente as horas que tem à disposição a cada dia, mas o tolo desperdiça apenas com tolices, distrações e vaidades. O sábio entende que o tempo é um recurso precioso que, quando respeitado e bem utilizado, gera grandes benefícios, mas os tolos não reconhecem o quão valioso é este recurso para suas vidas, e por não reconhecerem isso, desperdiçam seu tempo constantemente com coisas que não ajudam-no a alcançar o que desejam e por consequência demoram muito mais para atingir seus objetivos, e, isso, quando conseguem.
Outro exemplo muito fácil de entender é:
Se você quer ser uma pessoa sábia, aprenda a interpretar e respeitar as ocasiões, momentos e períodos da vida; não só da sua como também do mundo ao seu redor; procure alinhar a forma como você vê e usa o tempo de modo que ele esteja sempre trabalhando a seu favor.
Mas você pergunta: Como posso fazer isso?
Uma boa forma é aprender sobre a mecânica do plantar e o colher e exercitá-la, porque quando plantamos algo, o tempo passa a trabalhar em nosso favor, porque depois de determinado período a semente plantada gerará abundância de frutos. Os sábios usam essa compreensão em todas as áreas de suas vidas, mas os tolos ou não plantam porque não querem esperar para obter os frutos no tempo certo, ou quando plantam, desistem no meio do caminho; eles desejam frutos sem ter que plantar ou esperar; e isso obviamente não acontece.
Uma das grandes diferenças entre sábios e tolos com relação ao conhecimento de que todas as coisas têm seu tempo é que os sábios aprendem, usam e desenvolvem plenamente a virtude da paciência.
E você sabe o que é paciência?
A capacidade de trocar um bem hoje por um bem maior no futuro. Ou seja, quando você planta uma semente hoje você está trocando seu bem de hoje, “a semente”, por um bem maior no futuro, “a colheita”. Da mesma forma quando alguém investe seu dinheiro a mecânica é a mesma, você troca o valor atual por um valor maior no futuro. Quando você investe seu tempo para fazer um curso, uma especialização ou simplesmente lê um livro, você está plantando um bem que é o tempo em troca de um bem maior que é o conhecimento. Isso pode e deve ser utilizado em absolutamente tudo em nossa vida de forma racional e direcionada, mas é importantíssimo esperarmos que o tempo se cumpra e possamos finalmente resgatar os frutos de nossa plantação; pois justamente este exercício de esperar a transformação do que foi investido no que se deseja em troca que se chama paciência, e ela, para ser desenvolvida plenamente necessita ser praticada constantemente.

Pessoas sábias são pacientes e compreende que cada coisa tem seu próprio tempo específico. Ser paciente não é apenas esperar que as coisas aconteçam por si mesmas, mas sim fazer tudo a nosso alcance para que aconteçam, sempre respeitando os períodos que as levarão a acontecer.

Agora caberá a você escolher se vai ser sábio ou tolo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo da infelicidade

“Medir sua vida pelos padrões de outras pessoas é um caminho certo para se tornar infeliz”. Nunca! Jamais! Em hipótese alguma compare sua vida com a vida de outras pessoas que você julga serem felizes, isso é suicídio! Compare-se apenas com você mesmo e somente para medir seu grau de evolução pessoal. O fato de uma pessoa ter algo que você deseja ou julga ser um símbolo de felicidade ou status, não, necessariamente, a torna feliz. Não faça comparações baseadas em bens materiais.

Uma maneira simples de salvar vidas. Doe sangue.

Você já salvou a vida de alguém? Literalmente falando. Gostaria de salvar? Se você é uma das pessoas que gostaria de salvar vidas este texto vai visa lhe encorajar a fazer isso de uma forma simples e prática. Muitas pessoas passam por momentos extremos onde suas vidas ficam por um fio, e estas pessoas, nestes momentos, necessitam que alguém se disponha a salvá-las. Se você já fez isso alguma vez, então sabe do que estou falando, pois neste texto eu vou tratar sobre uma forma muito nobre de você salvar até quatro pessoas de uma única vez, dependendo da situação, e sem fazer muito esforço. Quer saber como? Crie o hábito de dar um pouco da sua  vida  para quem precisa. Vou explicar: Doe sangue. Isso mesmo; doar sangue é um ato nobre de amor que um indivíduo faz por outros que ele não conhece, agora Imagine por um momento se todas as pessoas que gravitam ao seu redor possuíssem este maravilhoso hábito; quantas vidas seriam salvas em momentos de dificuldade ...

É melhor viver barato e sem dívidas do que luxuosamente e endividado(a).

  Há duas maneiras de viver. 1. Nós podemos viver gastando menos do que ganhamos. 2. Podemos viver gastando mais do que ganhamos. Eu suponho que você pode dizer que existe uma terceira maneira, que é: Gastando exatamente o mesmo montante que ganhamos. Isso talvez seja verdade, mas emergências inesperadas acontecem todo o tempo. Viver com nossos gastos exatamente no mesmo nível dos nossos ganhos é algo que dura apenas até a próxima emergência financeira, e quando isso acontece você acaba se achando localizado no grupo daqueles que gastam mais do que ganham. Pareceria, olhando as opções, que a maioria das pessoas escolheria fazer parte do primeiro grupo citado aqui. O stress de viver constantemente endividado, de viver com um senso constante de medo ou pânico é uma forma de viver que ninguém deseja. Gastar menos do que nós ganhamos é a opção que as pessoas racionalmente escolheriam. Mas a maioria não escolhe. E por que isso? Por que uma vida com menos stress e preocupações é algo tão...