Pular para o conteúdo principal

Cultive a excelência e aproxime-se da perfeição.




O que você sabe sobre perfeição? É possível se aproximar dela em nossa vida cotidiana?

Para nós, humanos, existe uma grande certeza a respeito da perfeição, e é que ela é um conceito que está muito acima de nós, na verdade, se trata de um ideal inalcançável para qualquer pessoa. Muitos chegam a fazer uma comparação entre a perfeição e o horizonte; isso mesmo, porque quanto mais um indivíduo anda na direção do horizonte, mais percebe que ele continua distante. No caso da perfeição é a mesma coisa, quanto mais tentamos alcançá-la, mais ela parece estar distante de nós; e isso acontece porque nossa mente não consegue alcançar e compreender o verdadeiro e concreto conceito de perfeição, restando a nós apenas o ideal abstrato, subjetivo, da perfeição que foi difundido a partir do pouco que a humanidade conseguiu captar estudando este conceito desde a época dos filósofos gregos.

Então, se a perfeição é um ideal inalcançável para os homens; como podemos nos aproximar dela?

Existe uma forma das pessoas alcançarem o que chamo de "primeiro degrau da perfeição", que, na verdade é o único nível que nós, como humanos, podemos chegar, muito embora, apenas uma minoria alcance tal nível pelo simples motivo de que chegar a este nível demanda muita persistência, esforço, tempo e determinação. O primeiro degrau da perfeição não significa nem de longe algo como a perfeição absoluta, mas ainda assim é o ponto mais alto que nós podemos chegar, como humanos.

E que nível é esse? O que é o primeiro degrau da perfeição?

A excelência. Ela é o "primeiro degrau da perfeição" e ao mesmo tempo o mais alto nível que uma pessoa pode alcançar. Toda pessoa que busca se desenvolver na vida sabe disso e busca constantemente e consistentemente, em todas as suas ações e pensamentos diários, alcançar este nível de existência. Agora eu lhe faço mais uma pergunta: Você já alcançou o nível de excelência em alguma coisa que fez ou faz na sua vida? Pense por um instante. A resposta da maioria das pessoas será simples: Não.

A excelência é uma parte da perfeição que nós humanos podemos tocar, medir, ver, traçar e acompanhar; não se tratando somente de uma característica abstrata, ou de um conceito ou um ideal inalcançável para nossa mente. A excelência é uma característica que podemos desenvolver e reproduzir em nossa vida, assim como, usá-la para melhorar e ajudar outras pessoas também. Portanto, crie, pratique e desenvolva o hábito de fazer todas as coisas com excelência, todos os dias, desde as menores e aparentemente sem importância até as maiores e mias importantes tarefas de sua vida.

Então como se tornar excelente?

Este é justamente o problema que a maioria das pessoas enfrenta; o desafio de se tornar excelente em suas vidas, dentro de seu cotidiano e lidando com tudo o que têm de lidar, inclusive com muitas coisas que tentam manter nossa mente, presa no estado em que estão, também conhecido como Status Quo, porque o padrão da maioria não é a excelência, mas sim a mediocridade e a mente humana, assim como a própria sociedade faz todo o possível para manter as pessoas neste estado de mediocridade.

Excelência é um hábito que gradativamente construímos para melhorar constantemente tudo o que fazemos e pensamos; ser uma pessoa excelente exige esforço, determinação, persistência, paciência e muita prática diária seja no que for; ou seja, para ter pensamentos, palavras e ações excelentes você precisa praticar todos os dias e aplicar isso em tudo o que fizer e em todos os seus relacionamentos com as pessoas ao seu redor. Se alguém deseja ter uma vida vivida em excelência precisará confrontar a força do Status Quo e desenvolver em sua mente, as praticas que estejam de acordo, tanto nos relacionamentos profissionais como nos pessoais, ou seja, qualquer um que deseja viver uma vida de excelência precisará desenvolver novos hábitos, melhores, que se tornem parte integrante de sua personalidade.

A cada hábito de excelência que você incorporar em sua vida, estará fazendo com que você se aproxime da perfeição, mesmo dentro de suas limitações e proporções humanas e sem dúvidas essa prática elevará sua vida e suas habilidades a um patamar que lhe abrirá novas portas e oportunidades em todas as áreas.

Pense na prática dos hábitos da excelência da mesma forma que um mestre violinista pratica a arte de tocar seu instrumento até alcançar sua máxima performance; o "Estado da arte"; não se conforme com menos do que a excelência em seus hábitos e atos cotidianos, trate as pessoas a seu redor com excelência, trabalhe ou estude com excelência, ajude a quem precisa com excelência, seja uma fonte de excelência para outras pessoas.

A partir de agora faça, a cada dia, pelo menos uma tarefa de maneira excelente, vá evoluindo com a prática e a sua vida será como uma melodia que cada vez se aproximará mais da perfeição. Seja constante na excelência porque você nasceu para viver desta forma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo da infelicidade

“Medir sua vida pelos padrões de outras pessoas é um caminho certo para se tornar infeliz”. Nunca! Jamais! Em hipótese alguma compare sua vida com a vida de outras pessoas que você julga serem felizes, isso é suicídio! Compare-se apenas com você mesmo e somente para medir seu grau de evolução pessoal. O fato de uma pessoa ter algo que você deseja ou julga ser um símbolo de felicidade ou status, não, necessariamente, a torna feliz. Não faça comparações baseadas em bens materiais.

Uma maneira simples de salvar vidas. Doe sangue.

Você já salvou a vida de alguém? Literalmente falando. Gostaria de salvar? Se você é uma das pessoas que gostaria de salvar vidas este texto vai visa lhe encorajar a fazer isso de uma forma simples e prática. Muitas pessoas passam por momentos extremos onde suas vidas ficam por um fio, e estas pessoas, nestes momentos, necessitam que alguém se disponha a salvá-las. Se você já fez isso alguma vez, então sabe do que estou falando, pois neste texto eu vou tratar sobre uma forma muito nobre de você salvar até quatro pessoas de uma única vez, dependendo da situação, e sem fazer muito esforço. Quer saber como? Crie o hábito de dar um pouco da sua  vida  para quem precisa. Vou explicar: Doe sangue. Isso mesmo; doar sangue é um ato nobre de amor que um indivíduo faz por outros que ele não conhece, agora Imagine por um momento se todas as pessoas que gravitam ao seu redor possuíssem este maravilhoso hábito; quantas vidas seriam salvas em momentos de dificuldade ...

É melhor viver barato e sem dívidas do que luxuosamente e endividado(a).

  Há duas maneiras de viver. 1. Nós podemos viver gastando menos do que ganhamos. 2. Podemos viver gastando mais do que ganhamos. Eu suponho que você pode dizer que existe uma terceira maneira, que é: Gastando exatamente o mesmo montante que ganhamos. Isso talvez seja verdade, mas emergências inesperadas acontecem todo o tempo. Viver com nossos gastos exatamente no mesmo nível dos nossos ganhos é algo que dura apenas até a próxima emergência financeira, e quando isso acontece você acaba se achando localizado no grupo daqueles que gastam mais do que ganham. Pareceria, olhando as opções, que a maioria das pessoas escolheria fazer parte do primeiro grupo citado aqui. O stress de viver constantemente endividado, de viver com um senso constante de medo ou pânico é uma forma de viver que ninguém deseja. Gastar menos do que nós ganhamos é a opção que as pessoas racionalmente escolheriam. Mas a maioria não escolhe. E por que isso? Por que uma vida com menos stress e preocupações é algo tão...