Pular para o conteúdo principal

Professor, mentor e mestre. Qual é a diferença?



O professor diz a você que existe um rio e que você deve passar de uma margem para a outra. Ele explica o que é um rio, o que é a água, o que são as margens e porque o mundo espera que você alcance o outro lado; por fim ele lhe mostrará os benefícios de você fazer a travessia de acordo com o status quo.

Um mentor lhe indicará formas comprovadas de atravessar o rio; modos aprendidos a partir da experiência prática dele próprio e de outros como ele. Um mentor lhe mostrará onde a correnteza é mais forte e como superá-la, ou onde é mais fraca e oferecerá menos resistência; assim como quantos e quais passos são necessários para realizar a travessia de acordo com a forma que ele mesmo já fez anteriormente.

Um mestre lhe dirá que você não precisa atravessar o rio a menos que verdadeiramente deseje, abrirá os seus olhos para todas as oportunidades que você, antes, não percebia em ambas as margens do rio, para que sua decisão de atravessar, ou não, tenha total clareza, seja completamente consciente e genuína, não para agradar outros ou manter o status quo; e caso realmente seja o seu desejo, ele tomará você pela mão e o levará através das águas até o outro lado, ao menos uma vez, para que você adquira experiência necessária para atravessar outros rios no futuro, se assim desejar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo da infelicidade

“Medir sua vida pelos padrões de outras pessoas é um caminho certo para se tornar infeliz”. Nunca! Jamais! Em hipótese alguma compare sua vida com a vida de outras pessoas que você julga serem felizes, isso é suicídio! Compare-se apenas com você mesmo e somente para medir seu grau de evolução pessoal. O fato de uma pessoa ter algo que você deseja ou julga ser um símbolo de felicidade ou status, não, necessariamente, a torna feliz. Não faça comparações baseadas em bens materiais.

Uma maneira simples de salvar vidas. Doe sangue.

Você já salvou a vida de alguém? Literalmente falando. Gostaria de salvar? Se você é uma das pessoas que gostaria de salvar vidas este texto vai visa lhe encorajar a fazer isso de uma forma simples e prática. Muitas pessoas passam por momentos extremos onde suas vidas ficam por um fio, e estas pessoas, nestes momentos, necessitam que alguém se disponha a salvá-las. Se você já fez isso alguma vez, então sabe do que estou falando, pois neste texto eu vou tratar sobre uma forma muito nobre de você salvar até quatro pessoas de uma única vez, dependendo da situação, e sem fazer muito esforço. Quer saber como? Crie o hábito de dar um pouco da sua  vida  para quem precisa. Vou explicar: Doe sangue. Isso mesmo; doar sangue é um ato nobre de amor que um indivíduo faz por outros que ele não conhece, agora Imagine por um momento se todas as pessoas que gravitam ao seu redor possuíssem este maravilhoso hábito; quantas vidas seriam salvas em momentos de dificuldade ...

É melhor viver barato e sem dívidas do que luxuosamente e endividado(a).

  Há duas maneiras de viver. 1. Nós podemos viver gastando menos do que ganhamos. 2. Podemos viver gastando mais do que ganhamos. Eu suponho que você pode dizer que existe uma terceira maneira, que é: Gastando exatamente o mesmo montante que ganhamos. Isso talvez seja verdade, mas emergências inesperadas acontecem todo o tempo. Viver com nossos gastos exatamente no mesmo nível dos nossos ganhos é algo que dura apenas até a próxima emergência financeira, e quando isso acontece você acaba se achando localizado no grupo daqueles que gastam mais do que ganham. Pareceria, olhando as opções, que a maioria das pessoas escolheria fazer parte do primeiro grupo citado aqui. O stress de viver constantemente endividado, de viver com um senso constante de medo ou pânico é uma forma de viver que ninguém deseja. Gastar menos do que nós ganhamos é a opção que as pessoas racionalmente escolheriam. Mas a maioria não escolhe. E por que isso? Por que uma vida com menos stress e preocupações é algo tão...