Pular para o conteúdo principal

Como ficar mais inteligente de forma simples?



Como uma pessoa pode realmente se tornar mais inteligente? Muitos estão apenas esperando que a inteligência brote na vida deles sem que a tenham desenvolvido devidamente, mas neste texto vamos ver uma forma prática, simples e extremamente eficaz para que qualquer um possa ficar mais inteligente e olha os benefícios de longo prazo.

Saber como alguém pode se tornar inteligente era uma das muitas dúvidas que eu tinha desde sempre, mas em certo ponto da minha vida descobrir que qualquer pessoa pode adquirir inteligência de uma forma que está disponível a praticamente qualquer indivíduo e é tão simples e fácil que acaba sendo menosprezada pela grande maioria das pessoas. O melhor é que isso pode ser feito apenas desenvolvendo um hábito extremamente fácil de ser construído e poderosamente transformador.

E que hábito é esse?

O hábito da leitura.

Ler é algo que, literalmente, muda nossa mente e por consequência muda quem somos. A leitura possui poderes e benefícios diversos em nossas capacidades cerebrais, na higiene e saúde de nossa mente, além de ser o melhor veículo de transmissão de conhecimento que a raça humana possui. Note que eu não estou falando de transferência de informações, pois neste caso há outros veículos mais eficazes, como os vídeos do YouTube por exemplo, porém, assistir um vídeo jamais chegará perto de produzir, em nossa mente, os mesmos efeitos benéficos que são gerados quando desenvolvemos o hábito sólido de ler; de fato, vídeos são uma forma passiva de recebermos conteúdo, ao passo que ler é uma forma ativa de fazer isso.

E por quê?

Porque a leitura, literalmente, exercita nosso cérebro, e como todo exercício ela produz pelo menos dois benefícios básicos e maravilhosos que por si só já são motivos mais do que suficientes para nos fazer desenvolver tal hábito. O primeiro benefício da leitura é a geração de saúde metal de longa duração; ou seja, de forma bem simplificada, o hábito de ler ajuda as células cerebrais (neurônios) e as conexões mentais a se tornarem mais fortes e longevas, isso faz com que a lucidez, a capacidade de pensar profundamente e todas as funções relacionadas à memória e a atenção durem muito mais do que a da média das pessoas que não possuem esse hábito. E isso nos mantém mais produtivos por muito mais tempo durante a vida.

O segundo benefício básico produzido pela leitura como hábito sólido é o aumento de massa cinzenta. Mas como assim? A leitura transfere conhecimento, estimula a criatividade, treina e desenvolve a capacidade de concentração, agrega informações, ensina novos conceitos, melhora a memória, liberta a imaginação, produz inspiração, aumenta o vocabulário pessoal, melhora nossa escrita, amplifica a velocidade de raciocínio e muito mais; ou seja, a leitura faz você ficar literalmente mais inteligente.

Muitas pessoas não gostam de ler, ou até conseguem ler de vez em quando, um ou outro livro, e textos de um blog como este, mas não cultivam este hábito de maneira sólida principalmente nos tempo atuais, porque praticamente qualquer tema do interesse deles já possui milhares de vídeos a respeito na internet à distância de poucos cliques, e como o cérebro humano se tornou naturalmente inclinado a evitar fazer esforços que não estejam dentro de sua programação rotineira, por menores que sejam, tais pessoas acabam achando que ver um vídeo é mais cômodo, e que ler não vale o esforço, se  podem apenas sentar, ver e ouvir, muitas vezes sem prestar a devida atenção, alguém falando a respeito do que quer que seja. Mas o que estas pessoas não sabem, ou talvez saibam, mas não estejam plenamente conscientes, é que assistir um, dois, dez, ou até cem vídeos não aciona nem exercita as mesmas áreas cerebrais que a leitura de um único livro faz. Quando estamos lendo, pequenos milagres imperceptíveis ocorrem dentro de nossa mente, milagres esses que nos tornam verdadeiramente em pessoas mentalmente mais capazes e mais articuladas.

Todo indivíduo intelectualmente desenvolvido sabe que o hábito de ler é um exercício mental que não pode ser substituído, da mesma forma que o hábito de praticar exercícios físicos não pode ser substituído por apenas assistir vídeos sobre o assunto. Mentalmente falando, nada causa tamanho impacto positivo e gera tantos benefícios duradouros em nosso cérebro quanto a leitura constante, habitual, por esse motivo é que várias das personalidades com mais sucesso na história da humanidade sempre foram e são leitores assíduos de todo e qualquer livro que sirva para desenvolvê-los e ensinar conceitos novos e estimulantes.

Pessoas com verdadeiro sucesso pessoal sabem que  praticamente qualquer tipo de conhecimento pode ser aprendido a partir dos mais diversos ensinamentos, conceitos, princípios, fundamentos e exemplos compartilhados em muitos bons livros foram produzidos, compilando e transmitindo entendimentos, sabedoria e conhecimentos aplicáveis na vida de qualquer um para torná-la melhor e mais produtiva seja espiritualmente, financeiramente, profissionalmente, sentimentalmente ou pessoalmente; e o simples fato de compreender isso e procurar ler tais livros para ter acesso a todo esse conteúdo transformador já é uma decisão muito inteligente. Mas ainda assim, com todos esses benefícios maravilhosos, há pessoas que simplesmente preferem não desenvolver o hábito da leitura; tais indivíduos, muito mal, abrem um livreto por menor que seja, o que dirá de outros livros com mais conteúdo, mesmo que estes livros sejam capazes de transferir um conhecimento capaz de mudar a vida deles para para melhor e para sempre.

Quando eu aprendi que desenvolver o hábito sólido da leitura poderia me proporcionar todos esses benefícios, passei a buscar por bons livro que pudessem agregar valor na minha vida, melhorar minha confiança, me ensinar como ter paz de espírito, mudar minhas mentalidades, e melhorar minhas crenças, meus pensamentos, sentimentos, emoções; assim como minhas interações com as pessoas ao meu redor. Da mesma forma procurei por livros que desenvolvessem minha capacidade de ouvir, em ensinassem novas palavras e aprimorassem minhas ações; em outras palavras, passei a "consumir" livros que fossem úteis para me ajudar a solidificar todos os aspectos da minha vida e me tornar uma pessoa melhor. Posso dizer sem medo de errar que essa decisão foi uma das mais benéficas que já tomei com relação a qualquer coisa relativa a minha existência e tenho certeza de que vou colher os frutos disso durante muito tempo.

E por que a inteligência é tão importante para nossa vida?

Porque ela coopera com a nossa razão e nos faz evoluir de maneira saudável em todas as questões da vida, além disso, nos conserva imunes e afastados das mais diversas armadilhas sociais que o mundo moderno possui. Portanto se você desejar realmente se tornar mais inteligente, sob todos os aspectos, construa e desenvolva o hábito constante da leitura.

E como fazer isso?

A partir do dia de hoje e por toda a sua vida leia pelo menos duas páginas de algum livro que seja interessante para você, que te ensine algo novo, que trate de um assunto que seja proveitoso para a sua vida, ou seja, se você estiver com problemas financeiros, leia algum livro sobre finanças pessoais; se deseja abrir uma empresa, leia livros sobre empreendedorismo; se você tem dificuldade de controlar seus sentimentos e emoções, leia livros sobre inteligência emocional; se você deseja aprender novas habilidades, leia livros sobre o assunto, e assim por diante, pelo resto dos seus dias na terra. Este é o verdadeiro hábito sólido da leitura que agregará cada vez mais inteligência sobre você. E inteligência é algo que ninguém jamais poderá tomar da sua vida.

Algumas pessoas leem esporadicamente e acham que isso é o suficiente, mas o fato é que, ler esporadicamente é melhor do que nunca ler, mas não é o suficiente para produzir plenamente todos aqueles benefícios citados acima; é ao ler constantemente que experimentamos todo o impacto positivo e os benefícios desse hábito, portanto, para ter um melhor aproveitamento, procure ler pelo menos entre cinco e dez páginas todos os dias, isso exercitará minimamente o seu cérebro cotidianamente, mas se sua rotina não permitir que você separe um tempo para ler essa quantidade de páginas todos os dias, procure se organizar para ler ao menos duas páginas para doutrinar seu cérebro a construir esse hábito e gradativamente vá lendo um pouco mais até encontrar uma quantidade de páginas diárias que seja adequada e confortável para a sua experiência particular como leitor; não há um número de páginas padrão para ser lido diariamente, mas o segredo é que não seja tão pouco a ponto de não exercitar a mente por um período considerável e nem tanto que se torne algo maçante. 

Apenas para que você possa visualizar melhor o que estou dizendo vou citar alguns números interessantes, mas antes deixe-me fazer a seguinte pergunta: Quantos livros você leu no último ano? Se foram menos de cinco devo dizer que você não exercitou seu cérebro satisfatoriamente e por consequência deixou de adquirir uma boa quantidade de inteligência, ou seja, sua mente não foi devidamente estimulada de modo a, no médio e longo prazo, gerar abundância daqueles benefícios mencionados anteriormente; mas se você passar a ler apenas cinco páginas todos os dias, em um ano terá lido 1825 páginas, isso equivale a:
* 18 Livros de 100 páginas, ou;
* 9 Livros de 200 páginas, ou;
* 6 Livros de 300 páginas.
Agora eu te pergunto: O quanto mais de inteligência você terá adquirido depois de todo esse processo em apenas um ano? Quais novas perspectivas você terá integrado na sua percepção das coisas? Que tipo de pessoa você terá se tornado com a posse destas novas perspectivas? E se você fizer isso pelo resto de sua vida, o quão mais inteligente você ficará? O quão melhor a sua vida será conforme mais inteligência você adquirir? Pense a respeito e não procrastine, nem subestime o hábito sólido da leitura.

Se você desenvolver o hábito sólido da leitura vai se surpreender com quantas coisas novas aprenderá e com como sua visão das coisas será ampliada, assim como com o seu desenvolvimento interior e exterior. Acredite, pois falo tudo isso por experiência própria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Segredo da infelicidade

“Medir sua vida pelos padrões de outras pessoas é um caminho certo para se tornar infeliz”. Nunca! Jamais! Em hipótese alguma compare sua vida com a vida de outras pessoas que você julga serem felizes, isso é suicídio! Compare-se apenas com você mesmo e somente para medir seu grau de evolução pessoal. O fato de uma pessoa ter algo que você deseja ou julga ser um símbolo de felicidade ou status, não, necessariamente, a torna feliz. Não faça comparações baseadas em bens materiais.

Uma maneira simples de salvar vidas. Doe sangue.

Você já salvou a vida de alguém? Literalmente falando. Gostaria de salvar? Se você é uma das pessoas que gostaria de salvar vidas este texto vai visa lhe encorajar a fazer isso de uma forma simples e prática. Muitas pessoas passam por momentos extremos onde suas vidas ficam por um fio, e estas pessoas, nestes momentos, necessitam que alguém se disponha a salvá-las. Se você já fez isso alguma vez, então sabe do que estou falando, pois neste texto eu vou tratar sobre uma forma muito nobre de você salvar até quatro pessoas de uma única vez, dependendo da situação, e sem fazer muito esforço. Quer saber como? Crie o hábito de dar um pouco da sua  vida  para quem precisa. Vou explicar: Doe sangue. Isso mesmo; doar sangue é um ato nobre de amor que um indivíduo faz por outros que ele não conhece, agora Imagine por um momento se todas as pessoas que gravitam ao seu redor possuíssem este maravilhoso hábito; quantas vidas seriam salvas em momentos de dificuldade ...

É melhor viver barato e sem dívidas do que luxuosamente e endividado(a).

  Há duas maneiras de viver. 1. Nós podemos viver gastando menos do que ganhamos. 2. Podemos viver gastando mais do que ganhamos. Eu suponho que você pode dizer que existe uma terceira maneira, que é: Gastando exatamente o mesmo montante que ganhamos. Isso talvez seja verdade, mas emergências inesperadas acontecem todo o tempo. Viver com nossos gastos exatamente no mesmo nível dos nossos ganhos é algo que dura apenas até a próxima emergência financeira, e quando isso acontece você acaba se achando localizado no grupo daqueles que gastam mais do que ganham. Pareceria, olhando as opções, que a maioria das pessoas escolheria fazer parte do primeiro grupo citado aqui. O stress de viver constantemente endividado, de viver com um senso constante de medo ou pânico é uma forma de viver que ninguém deseja. Gastar menos do que nós ganhamos é a opção que as pessoas racionalmente escolheriam. Mas a maioria não escolhe. E por que isso? Por que uma vida com menos stress e preocupações é algo tão...